A carta

A chuva tamborila nos vidros e caixas de estores, miudinha e fria. Da janela vejo o jardim com a glicínia roxa e frondosa enrolada na velha nespereira que parece chegar ao céu. A magnólia branca coberta de flores como uma noiva brilha no relvado. A esguia palmeira verde esticou-se até às nuvens. Hortênsias pululam nos canteiros que aqui e ali se misturam com roseiras e jarros. Na escada de pedra debruça-se a enorme buganvília roxa. Vasos enormes de cimento cheios de gerânios coloridos enfeitam o espaço, enquanto o velho banco verde nos convida a descansar.
Resolvo subir ao velho sótão, ignorando os queixumes dos degraus e decidida a fazer uma pequena incursão às memórias de infância. Aqui está o cavalinho de baloiço — de madeira pintada e crina de grossos fios amarelos, que outrora fizera as minhas delícias —, tombado no chão poeirento; uma cesta grande de verga meio partida com bonecas zarolhas sem braços; carrinhos de lata ferrugentos do meu irmão; alguns soldadinhos de chumbo do meu pai; móveis partidos, carunchosos e poeirentos. O chão geme sob os meus passos e vejo que as tábuas há muito perderam o viço. O pó ergue-se à minha passagem, obrigando-me a espirrar, e as teias de aranha pendem como cortinas espessas. 
De súbito, os meus olhos caem na grande mala antiga de porão que trouxera o enxoval da minha mãe. Resolvo explorar. Ao remexer em tecidos desbotados, comidos pelas traças, e papéis bafientos cheios de manchas amarelas e acastanhadas, vejo, no fundo, um envelope quase desfeito. Num misto de receio e fascínio, desdobro a folha que ali se encontra, com mil cuidados, e começo a ler as letras sumidas pelo tempo:
Minha querida e amada Maria,
Escrevo-te com o coração apertado pelas saudades. Sonho sempre contigo como se fosses um ser inatingível e acordo suado, lembrando os teus beijos. Este mar que nos separa não consegue desatar o nó do laço que nos prende. Penso sempre em ti, com amor e esperança de que o tempo passe mais depressa e nos voltemos a abraçar.
Tenho dias medonhos! Apetece-me atirar à água e nadar por aí fora até te poder agarrar. A saudade devora-me muito lentamente e a dor que sinto no peito é bem real. Que tortura é ter-te tão longe, minha Maria!
Ainda não recebi notícias tuas e isso consome-me ainda mais. Será que já me esqueceste? O teu amor por mim desvaneceu-se? Tudo loucuras da minha mente, eu sei!
Estou exausto e desesperado. Se não receber carta tua…Ah, como amar-te me faz sofrer!
Teu noivo que te adora
Eduardo

É a carta do meu pai para a minha mãe. Não imaginava que o que os uniu fosse tão tormentoso!
Sei que o romance fora um relâmpago; durara pouco mais de seis meses. Pela data, percebo que devia estar de férias na ilha, junto dos meus avós e tios. Anos atrás, descobri que a minha mãe engravidara de mim; um escândalo na época. Deve ter sido por isso que se precipitara o casamento, ainda eles não tinham terminado os respetivos cursos, o que os obrigou a viver na casa dos meus avós, transformando a partilha num inferno vivo. As discussões constantes, ou porque ela não entrava na cozinha, nem que fosse para dar ordens às criadas, ou por eu chorar e não ir a correr pegar-me ao colo. Lembro-me bem das discussões que me deixavam a tremer de medo. Acabei por ser mais filha de avós do que de pais. Não havia tempo para mim, porque tinham de estudar. A minha mãe era uma bela morena de olhos verde-azeitona, cintura fina e anca larga, pernas bem torneadas e peito firme. Nas fotografias parece uma artista de cinema mudo. O meu pai era alto, moreno, musculado de olhos grandes e negros. Um casal de sonho!
Sabia dos ciúmes loucos do meu pai, mas nunca tinha imaginado que ele sofresse assim.
Penso nas coisas que a minha mãe, às vezes, deixara escapar: do namorado do liceu que ficara na ilha, da vontade enorme de estudar no continente que os fizera separar. Fora na faculdade que conhecera o meu pai e a insistência dele em precipitar o noivado e o casamento, nem a deixara pensar no passo que dera. Como ele a esperava, sempre impaciente. Agora entendo melhor como aquele amor fora tormentoso e exigente.
No sótão o tempo estagnou, e eu perdida nas memórias, permaneço de carta na mão. Nunca pensara demoradamente na vida que tiveram. Muitos anos de matrimónio nem sempre é sinal de felicidade. A minha mãe fora uma mulher amarga e um pouco distante de mim. Pensando bem, muitas vezes vinha do quarto com olhos vermelhos e com olheiras. Nunca ligara muito a isso. E agora já não sobra ninguém para contar a história. Resta, apenas, esta carta amarelecida pelos anos e as minhas ténues memórias desses tempos.
Avatar de Isabel Curado

2 respostas a “A carta”

  1. Avatar de Carlos Fernando Ferreira da Costa
    Carlos Fernando Ferreira da Costa

    Fantástico!
    ​O teu texto é de uma sensibilidade e riqueza visual extraordinárias, transportando-nos com mestria desde a pintura viva daquele jardim sob a chuva até à atmosfera nostálgica do velho sótão. A forma como utilizas a carta antiga para desenterrar a complexidade do casamento dos teus pais demonstra uma maturidade literária impressionante, contrastando com delicadeza a paixão idealizada do noivo com a realidade amarga e silenciosa que se seguiu.
    Ao fechar a narrativa com uma reflexão tão profunda sobre o tempo, as convenções sociais e as heranças emocionais que carregamos, a tua escrita humaniza o passado e prova que a beleza e a dor caminham muitas vezes lado a lado.
    Parabéns por dares voz a memórias tão profundas com tanta elegância e respeito.
    Gostei bastante

  2. Avatar de Isabel Curado
    Isabel Curado

    Carlos, esta história não retrata os meus pais! Engano teu, neu amigo. Mas gostei muito das tuas palavras. Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *